terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gstaad - Suiça

Uma das coisas de que me recordo  na minha infância era quando chegava o final do ano e ofereciam aos meus pais  calendários de parede que eles  penduravam na cozinha atrás da porta. A  mãe minha fazia uma escolha criteriosa, ficando com dois ou três que mostravam quase sempre belas paisagens.

Porquê as paisagens? - pergunto-me ainda hoje. Talvez  fosse uma maneira de viajar até aqueles destinos longínquos enquanto tratava dos seus afazeres domésticos, deixando por momentos a vida trabalhosa que a ocupava diariamente. Mas o curioso desses calendários que sempre estiveram presentes na minha casa enquanto fui criança e até mesmo jovem, é  que quase todos eles mostravam paisagens de montanha, com picos cheios de neve, belas aldeias com casas de madeira ou cabanas à beira de lagos cristalinos com pequenos barcos ancorados.

Estas imagens não eram só o refúgio da minha mãe. Também eu gostava de as contemplar. Imaginava-me a fazer longas merendas por entre o verde e as flores daqueles imensos campos, a mergulhar naquelas águas ou então a escorregar nas encostas repletas de neve.

Não havendo maneira de me desmaterializar para viajar até lá, ( talvez influências do Caminho das Estrelas) , limitava-me a tentar descobrir onde ficariam tais paragens edílicas e quase sempre desembocava numa resposta, Alpes e de preferência Suíços,  ( neste caso influências da Heidi com toda a certeza).

Finalmente em Maio de 2009, pude finalmente visitar a Suíça e comprovei “ao vivo e a cores” que  sempre existem as tais paisagens dos calendários.

A natureza não foi madrasta com este pequeno país, onde encontramos indescritíveis recantos de beleza, aliados a uma arquitectura pitoresca, bem preservada, principalmente nas localidades situadas na montanha.

Um dos lugares que me encantou foi Gstaad. É uma das mais famosas  e exclusivas estancias de ski do mundo e em Maio estava quase deserta. Talvez por isso me tivesse agradado ainda mais. As casas de madeira, as floreiras, as fontes, as esculturas espalhadas um pouco por toda a vila onde tudo se apresenta   limpo e arrumado nos respectivos sítios. Mas é isso que esperamos e queremos ver neste pais metódico, com um dos melhores níveis de vida do mundo. 

Por isso deixo-vos com alguns flashes de Gstaad, para que tirem as vossas conclusões e se for possível não fiquem pela paisagem do calendário.

DSC04409

DSC04220

DSC04343 DSC04367   DSC04396 DSC04374 DSC04392

DSC04417

Informações úteis:

Turismo:

 http://www.gstaad.ch/de/

Dormir:

http://www.swissqualityhotels.com/QualityPackages/QPWinterGstaaderhof1.asp?_lang=en

http://www.hotelolden.com/

Ir:

http://www.easyjet.com/PT/Reservar/easyjet_e_a_segunda_companhia_aerea_em%20_portugal.html 

Com voos para Genebra a partir  de 60 euros por pessoa.  A partir daí alugar carro ou ir de comboio numa viagem de cerca de 2horas e 30 minutos que ronda os 40 euros, ida e volta.

http://www.sbb.ch/en/