domingo, 11 de abril de 2010

Oriola-uma típica aldeia alentejana

Depois de alguns destinos conhecidos chegou a hora de me apear em Portugal e no que tem de mais genuíno, as suas aldeias.

Oriola acalma-me com a sua beleza quando quero escapar do bulício da vida urbana.Possui  um encanto que contempla na perfeição a típica aldeia Alentejana. Casario branco, largas chaminés descansando sobre os telhados, ruas empedradas, a pequena capela, a torre do Relógio no centro da aldeia em frente ao pequeno jardim e silêncio… muito silêncio…

P6280011

P6270010

P7260054

Fica situada na fronteira do Alto Alentejo com o Baixo Alentejo, no concelho de Portel.  A importância da Vila de Oriola pode ter raízes no período Romano já que na sua área, se encontram vestígios da ocupação romana e  a sua origem toponímica  deriva de Auréola ou Aurea Ora (zona de minas de ouro).  No ano de 1282 recebeu foral dado por D. Dinis, e ampliado em 1516 por D.Manuel I. Possuía este Concelho duas paróquias a de Nossa Senhora da Assunção do Bomalbergue, à volta da qual se desenvolveu a primeira povoação e a de S. Bartolomeu do Outeiro ou Oriola de Cima. Foi Vila e sede de Concelho até 1836. Actualmente a igreja de Nossa Senhora da Assunção situa-se na herdade das Torres, separada da aldeia pelas águas oscilantes da  Albufeira que transformam a aldeia numa  espécie de península.

P6280077PICT0015                    Torres da Herdade das TorresPICT0020                    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção - Oriola

Todos os seus caminhos num ou noutro sentido vão dar à água proporcionando paisagens  magnificas, sobrevoadas quase todo o ano por cegonhas que fazem ninhos aqui , acolá, e que se passeiam nas margens batendo os bicos num batuque ritmado. No horizonte a planície estende-se entrecortada por pequenos planaltos, encimados por sobreiros e azinheiras. Junto aos riachos que se formam no Inverno,  habitam frondosos choupos que no Verão  quente nos presenteiam com a sua refrescante sombra. Por vezes somos surpreendidos com um cágado que se aquece ao  sol da tarde, por uma ninhada de patos que seguem desajeitadamente os progenitores, por um peneireiro das torres ou outra  espécie de ave de rapina.

P1010199     

P1010084Nos limites da aldeia o espelho de água  da Albufeira agrada-nos, principalmente no Estio abrasador. Algumas estradas desertas , parcialmente cortadas pelo leito da barragem, convidam a passeios de bicicleta ou a pé. Vaguear junto ás suas margens repousa-nos e reabastece-nos com todas as forças que nos permitem  continuar…

P1010031

 P1010085

P6280048

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Londres impossível não gostar… (parte II)

Além de alguns dos lugares favoritos que mencionei anteriormente, Londres continua a ser também a cidade do Big Ben, do  Buckingman Palace e dos seus guardas, da abadia de Westminster, da Oxford Street, de Picadilly Circus, do London Eye, da Tower Bridge, do rio Tamisa…

2007_01220073                          Big Ben

2007_01220100                          Guardas do Palácio de Buckingam

P1220011                          London Eye junto ao Rio Tamisa

2007_01220184                          Oxford Street

P1220372

                           Tower Bridge

P1220014                          Armazéns Harrods

2007_01220075                          Abadia de Westminster

É o Convent Garden com as suas lojas pitorescas onde podemos comprar o incontornável chá inglês em belas caixas de folha ou simplesmente um bule e uma chávena para nos deleitarmos com o seu sabor, enquanto por todo o recinto ecoa a voz límpida de uma jovem que acompanhada do seu grupo de violinistas, nos leva a parar e esquecer por momentos  o trepidante movimento da cidade.

P1230026                    Covent Garden

Londres continua a ser a cidade das cabines de telefone vermelhas onde todos ligam para todo o lado mostrando que esta, é afinal uma das grandes metrópoles do mundo.

P1200056

É ainda a cidade dos táxis negros que percorrem todas as artérias da cidade e que trazem e levam aqueles que são seus companheiros para a vida ou os que só a querem namorar fugazmente, porque outras os esperam.

P1230030

É a Londres dos autocarros vermelhos de dois andares que nos permitem sair um pouco antes ou um pouco depois da paragem de destino, se o tráfico for intenso, e que nos dão uma outra perspectiva da cidade.

Do  Underground ou “Tube”, como os londrinos chamam ao seu metro, o mais antigo e extenso do mundo, cujos túneis em forma de tubo nos levam a estações envelhecidas, onde somos insistentemente abordados pela  incontornável expressão   “Mind the Gap” (cuidado com o espaço/vão entre apeadeiro e metro). Aliás o metro é sem dúvida o melhor meio para percorrermos a cidade.

2007_01220171

Além de tudo isto, muito mais haveria para dizer. Uma panóplia inesgotável de recomendações,    curiosidades, espectáculos, museus, jardins, parques, restaurantes…

Mas de que servirão intermináveis listas de recomendações se não estivermos lá para experienciar a liberdade, a diversidade fascinante que compõe esta vibrante cidade?  Porque quem lá vai quer sempre voltar, já que é impossível não gostar…

P1200065                          British Museum

P1220008                          Big Ben e Parlamento

 

Informações úteis:

Turismo:

http://www.visitlondon.com/

http://www.londonpass.com/index.asp?aid=218&gclid=CJGA0fvQ8KACFYx_3godjx4_Fg

Ir:

http://www.easyjet.com/PT/Reservar/easyjet_e_a_segunda_companhia_aerea_em%20_portugal.html

Ficar:

Existe uma oferta enorme de hotéis em Londres por isso é difícil indicar algum em especial. No entanto recomendo zonas como a de Kensington ou de Chelsea pela sua beleza e sossego

http://www.booking.com

Transportes:

http://www.londontoolkit.com/briefing/underground.htm – passes diários e de três dias para o metro
http://www.tfl.gov.uk/tickets/faresandtickets/oneand3daytickets/2911.aspx – mais passes diários e de três dias para o metro
http://www.tfl.gov.uk/ – tudo o que precisa  saber sobre transportes no Reino Unido. Tem mapas e outras informações.

Informações sobre o Estado do tempo:

http://www.mapsguides.com/w/reino_unido_previsao_meteorologica_londres_pt.php