terça-feira, 21 de setembro de 2010

Marken- Holanda

A Holanda é um país peculiar. De baixa altitude, com cerca de 27% da sua área situada abaixo do nível do mar, parte do território foi obtido através da recuperação de terras  ao mar que se conseguem preservar recorrendo a elaborados sistemas de engenharia de onde ressaltam os polderes e os diques. Por isso a primeira imagem que me surge quando penso neste pequeno país é a água que se exibe por todo o lado, permitindo um verde continuo na paisagem.

Picture 125

Picture 123Apesar de ser densamente povoado, sinto uma calma, uma espécie de ruralidade permanente, complementada pelo uso intensivo da bicicleta, pelos moinhos de vento no horizonte, pelos canais apinhados de patos e cisnes, pelos campos de tulipas, pelos mercados de rua onde se contemplam entre muitos produtos, enormes queijos Gouda e magnificas flores.

P8100003

P8120213

Ao percorrer a Holanda percebe-se que existe uma coabitação saudável entre a modernidade de algumas cidades e o encanto pitoresco de muitas aldeias e vilas.É um país que sabe manter os valores tradicionais não obstante ser historicamente um país liberal e bastante tolerante.

P8120168

Uma das aldeias que mais me encantou foi Marken. Parece saída de uma paisagem de um quadro de Vermeer. As pequenas casas de madeira de cores diversas,  estão construídas sobre estacas para se precaverem das frequentes cheias. Entrecortadas por pontes de todos os tamanhos e feitios, rodeadas de jardins ingenuamente decorados, formam um cenário idílico, que nos faz pensar que parou no tempo.

P8120207

P8120128

 Marken é uma pequena aldeia de pescadores com cerca de 2.000 habitantes,  e está situada a mais ou menos 30 km a sul de Amesterdão. Era uma ilha que se tornou península, já que hoje está ligada ao continente por uma estrada sobre o dique construído em 1957. No final da estrada há um parque onde se deve obrigatoriamente estacionar porque só os moradores da povoação podem circular de carro e mesmo assim de forma muito limitada. A maior curiosidade em Marken é o facto de muitos de seus seus habitantes usarem trajes tradicionais e tamancos de madeira os quais são feitos numa oficina logo à entrada do vilarejo.

P8120123

P8120186 É fascinante deambular pelas ruazinhas minúsculas, observar os pormenores curiosos de cada casa, a pequena igreja Protestante, ou ficar somente sentado numa esplanada junto ao porto comendo um crepe com natas e chocolate quente, contemplando as garbosas embarcações de madeira que entram e saem com as suas velas gigantescas. Tudo parece estar encaixado na perfeição,   lembrando um cenário de filme montado para nos deslumbrar.

P8120203

P8120180  

P8120177

Informações úteis:

Turismo:

http://www.holland.com/uk/

http://www.holland.com/uk/discoverholland/coast/resorts/marken.jsp

Ir:

Para chegar em Marken saindo de Amsterdão, siga pela A 10 até à N 247 e em Monnickendam passe para a N 518. São  cerca de 30 km.

Dormir:

http://www.hofvanmarken.nl/

1 comentário: