quinta-feira, 15 de julho de 2010

Paris…(continuação)

Os arredores de Paris também nos oferecem alguns locais interessantes. Em outras viagens à cidade já visitei o palácio de Versalhes ou a famosa Eurodisney. Agora e apesar do pouco tempo disponível fui até ao famoso Chateaux de Vincennes. É uma obra  muito austera. Pode não ser um dos mais belos castelos franceses mas não deixa de ser curioso pela sua história e grandiosidade. Possui amplos relvados e vistas impressionantes sobre Paris e sobre o Bosque de Vincennes.

IMG_0094

O Château de Vincennes teve origem num pavilhão de caça mandado erguer por Luis VII, por volta de 1150, na floresta de Vincennes. É um palácio fortificado  sendo o mais importante castelo-forte Real francês que subsiste.  Foi habitação real durante dos séculos XII a XVII. A sua Torre de Menagem tem 52 metros sendo a mais alta fortaleza de planície da Europa. Foi erguida entre o século XIV e o século XVII. Foi Abandonado no século XVIII e o palácio serviu de local para a manufactura de Porcelana de Vincennes, precursora da Manufactura Nacional de Sèvres. Mais tarde  serviu de prisão do Estado a personalidades tão importantes como o rei Carlos IX que morreu louco na referida torre, o Marquês de Sade, Mirabeau e Diderot. Durante a 2ª guerra Mundial foi quartel das tropas nazis que ali fizeram muitos interrogatórios, torturas e até execuções de resistentes.

IMG_0095

Actualmente está sob a alçada do do Ministério da Cultura, por ser um monumento histórico e do Ministério da Defesa, pois alberga o Serviço histórico da Defesa. Foi recentemente restaurado e hoje podem visitar-se muitas das suas instalações onde se destacam  os apartamentos Reais.

IMG_0098 É muito fácil chegar ao Chateaux de Vincennes porque existe metro desde o centro de Paris até ao local, numa viagem de cerca de 15 minutos. a estação de metro têm mesmo o nome de Chateaux de Vincennes.

IMG_0093 IMG_0099

Para mais detalhes pode consultar-se http://www.chateau-vincennes.fr/.

1 comentário:

  1. Amélia,
    Que lindo!
    Também adoro Paris, e também tenho um blog de viagens. Ainda não escrevi sobre Paris, porque quero fazer um apanhado das vezes em que lá estive, tendo que escanear fotos antigas e tudo mais.
    Apareça para conhecer meu blog:
    http://helofoto.blogspot.com

    ResponderEliminar