terça-feira, 3 de agosto de 2010

Paiol – A praia da minha infância

A praia do Paiol situa-se na aldeia da Praia da Assenta, entre Santa Cruz e Ericeira. É a praia da minha infância. Desde que me lembro de existir que conheço esta praia. Nela vivem recordações que me são vitais. Foi lá que aprendi a nadar, foi lá que aprendi a pescar com os meus avós, era lá que se juntava a família todos os Verões para uma grande pescaria e uma sardinhada. Depois com o que se apanhava da pesca, ao entardecer, fazia-se uma sopa de Peixe deliciosa , como só a minha mãe e a minha avó sabiam fazer.

IMG_0390

Esta praia agreste e de difícil acesso é um segredo que felizmente continua bem guardado e que em pleno Agosto nos presenteia com um areal completamente deserto.

IMG_0424

Foi sempre frequentada pelas gentes da aldeia que se dedicam à pesca . Hoje mais por desporto, antigamente como modo de sobrevivência.

IMG_0435

Quando aqui venho de férias não posso deixar de vir ao Paiol. Gosto de ser a primeira a pisar o areal intacto e de me sentar numa qualquer rocha cheia de lapas olhando o horizonte, escutando o  silencio ruidoso do bater das ondas. Penso  nas manhãs enubladas , quando os meus avós me faziam levantar a custo e me punham na mão o “cufinho”, um pequeno cesto de verga com uma boca estreita, uma pequena cana da índia denominada  “polveira”, e o camaroeiro. Assim equipada partia ainda ensonada para mais uma manhã de faina. O meu cufinho raramente trazia o fundo tapado pois mal o sol descobria largava a pesca e as frias águas não me demoviam de banhos atrás de banhos, até os meu semblante se transfigurar numa máscara roxa e as mãos e os pés se entorpecerem de frio. Sentada na areia comendo uma fatia de pão com marmelada, esperava os meus avós que desciam e subiam incessantemente pedras de todos os tamanhos e feitios, procurando o melhor pesqueiro.

IMG_0430

A pesca à “certela” como aqui é denominada, utiliza a tal polveira que é tão simplesmente uma cana da índia na qual se ata numa das extremidades um colar feito  de lapas e minhocas das rochas. Acompanha-se a dita polveira com o camaroeiro que leva dentro sardinhas salgadas com alguns dias, para engodar o peixe. A polveira é cuidadosamente introduzida nas pequenas poças por entre as pedras e depois esperamos pacientemente que algum polvo, moreia, caboz ou navalheira sinta o sabor do engodo e que caia dentro do camaroeiro enchendo fartamente o cufinho.

IMG_0397

São todas estas memórias, estes saberes que me fazem inevitavelmente voltar à praia da minha Infância, revê-la mais uma vez com a agradável sensação de que parou no tempo apesar de uma certa nostalgia que sinto quando olho para as rochas e já não vislumbro nenhum vulto retornando da pesca para vir ter comigo à praia.

IMG_0425

5 comentários:

  1. Amélia , apesar de nunca ter comentado, gosto muito do teu blog. É um óptimo guia de viagens, com boas reportagens fotográficas e memórias muito bem descritas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do teu blog, as fotos são muito boas e os textos são magnificos, dá vontade de ler sempre mais.
    Estou sempre à espera de um novo post.
    Parabens

    ResponderEliminar
  3. Que bom que tu te lembras-te de escrever sobre a praia onde aprendemos tanto. fico feliz e satisfeito por ler sobre algo que nos toca. vai postando mais que eu irei passando por aqui para matar saudades. beijos do teu irmão.

    ResponderEliminar
  4. Oi Amélia, Henrique fala muito desse lugar e foi ótimo ler seu texto e poder ver as fotos concretizando as imagens que eu fazia daí. Parabéns, teu blog é muito bom de se ler. Bjs,

    ResponderEliminar
  5. Bem, em pleno momento de stress em que me encntro, pois já estou há mais de 4 meses no Haiti compondo a força de Paz da ONU, precisaria muito disso que vejo, para alumiar os difíceis dias que tenho passado neste país de tamanho sofrimento.
    Ver estas imagens é como receber o acalento da mãe na noite de medo.
    Me fez revigorar as forças e ter alegria.
    Nunca me foi tão prazeroso encontrar algo por acaso.
    Tudo é muito lindo!

    ResponderEliminar