terça-feira, 6 de julho de 2010

Paris je t’aime plus!

“Respirer Paris, cela conserve l'âme.”  (Vitor Hugo)

Quando deambulamos pela cidade respiramos um ar impregnado de pequenos  pormenores que a fazem saber conservar o seu charme, a sua sedução.

Uma desses pormenores incontornáveis são as esplanadas abertas sobre as ruas movimentadas, onde os parisienses e os turistas se deliciam com um elegante copo de vinho  em boa companhia ou solitariamente, depois de um dia quente de Verão. As esplanadas estão por todo o lado, desde a mais pequena e desconhecida rua aos grandes boulevards. No horizonte  surge sempre uma esplanada de cadeiras de verga ou almofadadas de cores quentes, estratégicamente alinhadas para poder receber muitos clientes.

IMG_0026

As flores são outra constante  nesta época do ano. Nas floreiras das varandas, nos pátios interiores, à porta dos grandes “magazins”, nos jardins, junto aos monumentos,está sempre presente esse colorido que nos suaviza o olhar ou  o aroma a alfazema e jasmim que delicadamente nos convida a inspirar a alma de Paris.

IMG_0078 Église de la Madeleine

IMG_0012

IMG_0111 E temos a arte, as galerias de arte na Rive Gauche (margem esquerda do Sena), os artistas de Montmartre,um pintor frente ao seu cavalete interpretando uma fachada gasta, uma rua decadente ou as cúpulas do Sacré Coeur. Pode-se imaginar facilmente que é Renoir, Picasso ou Utrillo. Também temos as esculturas que se espalham pelos parques, uma ou outra entrada da estação de metro,a originalidade das montras de chocolates, doces e afins, as praças, os Museus, a música de um grupo de cerca de vinte violinistas e violoncelistas que casualmente tocam Vivaldi nos subterrâneos do metropolitano. A arte é também parte da composição do ar citadino e cosmopolita desta urbe cada vez mais multicultural. Só quem gostar de arte saberá apreciar verdadeiramente Paris.

IMG_0073                     Montra da famosa pastelaria Ladurée e os seus tradicionais Macarons

IMG_0127                    Estátuas dos Jardins du Luxembourg e o Panteão ao fundo.

IMG_0027 Entrada da estação do metro na zona do Palais Royal

IMG_0090 Músicos no metro

1 comentário:

  1. Amélia, entrei, vi e gostei muito, deste seu blog.
    Melhor que alguns guias de viagens e com fotografias lindas
    Boa estadia, por terras francesas :)

    ResponderEliminar